A cidade de Gramado é considerada Destino Categoria A – Ministério do Turismo, o que faz dela referência no Brasil e América Latina dentro do cenário mundial. Segundo a Gramadotur são mais de 300 restaurantes, 200 hotéis com 20 mil leitos e 7 milhões de visitantes ao ano.
Outra importante premiação foi ser posicionado como o Destino Gaúcho Turístico mais lembrado, segundo a competição Marcas de quem decide 2022, tornando assim um pólo turístico no Rio Grande do Sul. Mas o que poucos sabem é a origem da cidade e até mesmo como ela começou.
Hoje vamos te contar tudo sobre essa história, leia o artigo completo.
A primeira curiosidade é sobre o nome da cidade, que está relacionado ao seu passado, pois servia de passagem para tropeiros no fim do século XIX, quando eles tocavam o gado pelos campos de cima da Serra.
Foi no alto da Serra Gaúcha, em um vasto planalto ondulado que tanto os tropeiros quanto imigrantes chegaram, e se depararam com um pequeno campo de grama macia e verde que servia para revigorar suas energias. Este espaço de gramado, conta a Secretaria de Turismo do município, foi responsável pelo batismo da cidade.
Desde sua origem então a cidade tem cumprido o propósito de ser um lugar de descanso ao que a visitam, um paraíso ao ar livre.
Outro marco muito importante é a colonização europeia, iniciada por imigrantes lusos, em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do tradicionalismo gaúcho.
Os traços desta cultura européia podem ser encontrados na arquitetura, culinária variada, sobrenomes de família residentes e perpetua em detalhes deixando a cidade sempre encantadora.
A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade. Sem contar com a névoa que toma sobe do vale par ao centro de Gramado e se espalha pelas ruas como Avenida das Hortênsias e Avenida Borges de Medeiros, é de deixar os visitantes empolgados com tamanha beleza e contemplação.
O município de Gramado foi criado pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara. Ao longo destes anos, a cidade desenvolveu uma ampla e qualificada infra-estrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a serra gaúcha entre os três melhores destinos do Brasil.
Hoje vislumbrado em meio aos outeiros serranos uma cidade bela e bem quista por todos, onde as belezas naturais apresentam florestas de araucárias, um refúgio a quem visita.